Print

Você sabe o que é RPA ?

Robotic Process Automation

Entenda o que é RPA

Já imaginou aumentar a sua força de trabalho sem ter que aumentar o seu quadro de funcionários? pois é justamente sobre isso que iremos falar!

O RPA ou Robotic Process Automation é realmente tão simples quanto parece, ou seja, é permitir que você tenha diversos “bots” para automatizar o seu processo de trabalho.

A transformação digital vem gerando verdadeiras revoluções nos negócios, e com isso as organizações precisão aproveitar ao máximo o tempo e energia de seus colaboradores. A proposta do RPA é justamente fazer com que este tempo e está energia sejam direcionadas para tarefas verdadeiramente importantes e que necessitam de um “Toque Humano”.

Pense neles como uma força de trabalho digital onde você mostra para eles o que devem fazer e eles executam, deixando assim sua equipe livre para se dedicar a tudo aquilo que realmente faz a diferença para o seu negócio e que deve ser realizado por humanos.

Os funcionários que se dedicavam a tarefas repetitivas, agora podem direcionar o seu tempo para outras atividades que até então só podiam ser realizadas por humanos, agregando valor ao negócio e a entrega final para o cliente.

Após entender o conceito básico sobre que é RPA, veja como agilizar, diminuir custos e revolucionar o cotidiano dos negócios de sua empresa utilizando RPA.

“O RPA aparece como uma inovação tecnológica para automatizar processo que antes só poderiam ser executados com a intervenção humana, para aumentar a produtividade da empresa”.

Robotic Process Automation
Afinal o que é RPA?

RPA, ou Robotic Process Automation, é uma tecnologia que permite que você configure softwares de computadores e “Robos” para emular interações humanas em um sistema digital.

Sua finalidade é substituir tarefas muito repetitivas, de baixa importância ou operacionais de uma empresa.

Mostre aos seus robôs o que fazer e deixe-os fazer o trabalho, pois a função deles é “imitar” a atuação humana executando atividades em seu computador.

Eles podem interagir com qualquer sistema ou aplicativo da mesma maneira que você faz. Dentre as vantagens dos robôs eles podem, aprender e podem ser clonados. Você pode acompanhar o processo de trabalho deles e dimensionar da maneira que achar melhor.

Desta forma é possível que o software execute repentinamente por diversas vezes e uma alta velocidade quantas vezes forem neces6sários os processos que forem configurados.

Qual a diferença entre outros modelos de automação?

Diferente das demais ferramentas de automação o RPA não precisa de uma pessoa para monitorá-lo uma vez configurado ele pode executar diversas ações sem que ocorra nenhum tipo de interrupção das atividades.

Ela possui uma maior flexibilidade e capacidade de adaptação a diversos tipos de processo.

Exemplo de uso

RPA – Robotic Process Automation – tem exemplos de uso bastante amplos em uma organização, podendo ser aplicado em variados processos.

As opções podem ser desde as consideradas simples, como um envio de um e-mail automático, até mais complexas, com a adoção de milhares de bots, cada um com uma função específica.

Um dos exemplos de uso da RPA – Robotic Process Automation – mais utilizados é em plataformas de atendimento ao cliente.

Em um callcenter, a tecnologia será responsável por registrar atualizações, verificar pedidos, abrir históricos de dados dos clientes etc.

Além disso, a RPA pode ainda ajudar em atividades como:

  • Cobrança de clientes;
  • Processamento de pedidos;
  • Envio de notificações;
  • Atualização de perfis de clientes e funcionários;
  • Encerramento de contas fraudulentas;
  • Geração de relatórios de conformidade;
  • Operar aplicações;
  • Fazer cálculos complexos;
  • Gerenciar banco de talentos do RH;
  • Registrar, modificar, validar e analisar dados da empresa.

E aí, gostou do artigo? Nosso time de especialistas está à disposição para nossos clientes e parceiros que queiram entender melhor sobre como tirar proveito desta tecnologia.

plugins premium WordPress