data-governance-three-key-issues-showcase_image-8-a-13961

Governança de dados

Governança de dados é uma das principais iniciativas estratégicas para as organizações globais, tendências de tecnologia, como aprendizado de máquina e IA dependem da qualidade dos dados e com o impulso de iniciativas de transformação digital em todo o mundo, faz com que esse tipo de iniciativa seja cada vez mais importante.

Toda organização, deve planejar como usar os dados para que sejam tratados de forma consistente por toda a empresa, uma boa governança de dados contribui positivamente para os resultados de negócio.

Isso significa que as organizações que fazem isso com sucesso consideram quem – o quê – como – quando – onde e por que dos dados, não apenas para garantir a segurança e conformidade, mas para extrair valor de todas as informações coletadas e armazenadas em toda a empresa, melhorando o desempenho dos seus negócios.

A governança de dados é um conjunto de princípios e práticas que garantem alta qualidade por todo o ciclo de vida de seus dados.

Além de garantir a conformidade com as obrigações (regulatórias, legislativas, contratuais) referentes ao uso e tratamento aceitáveis dos dados, podemos citar cinco benefícios de uma boa governança de dados.

  1. Inovação em serviços, mercados e negócios;
  2. Clareza de responsabilidade e responsabilização pela proteção e pelo potencial para agregar valor;
  3. Tornar a organização confiável para os proprietários de dados e usuários de dados fazerem transações;
  4. Estar preparada para minimizar o impacto de violação de dados;
  5. Ser capaz de demonstrar boas práticas de manuseio de dados.

Os dados estão se tornando o principal ativo corporativo das organizações capaz de determinar o sucesso de um negócio. Só é possível obter sucesso em uma transformação digital se a organização for capaz de controlar os seus dados, ou seja, se conseguir implantar uma estrutura de governança de dados que se adapte a sua organização e aos seus objetivo e modelos de negócios futuros.

Conclusão, o objetivo de se ter uma estrutura de governança de dados é assegurar que a organização obtenha valor dos investimentos em dados de TI, enquanto gerencia os riscos e considera as suas restrições.

E aí, gostou do artigo? Nosso time de especialistas está à disposição para nossos clientes e parceiros que queiram obter melhores resultados de sus iniciativas.

plugins premium WordPress